Chefe do Instagram admite que plataforma focou demais em vídeos
Após reconhecer que a rede pesou a mão na entrega de vídeos, Adam Mosseri explicou que o Instagram vem tentando restaurar seu equilíbrio
Na última sexta-feira (20 de fevereiro), o chefe do Instagram, Adam Mosseri, admitiu que a rede social pesou na distribuição de vídeos em 2022. Em seu Instagram Stories, o CEO contou que, ao longo do ano, a plataforma até focou demais nesses tipos de postagens e acabou mostrando poucas fotos aos usuários.
Segundo Mosseri, que falou sobre a situação ao responder a uma pergunta sobre a decepção dos fotógrafos com a rede social, o Instagram tenta agora analisar a situação e equilibrar a distribuição dos dois tipos de formatos.
“Desde então, balanceamos as coisas para que coisas como a frequência com que alguém gosta de fotos e vídeos e a frequência com que alguém comenta em fotos e vídeos sejam aproximadamente iguais – o que é um bom sinal de que tudo está equilibrado”, explicou o CEO.
O Instagram estava com fome de vídeos em 2022
Mosseri aproveitou para recordar que “as fotografias serão sempre uma parte importante daquilo que fazemos”. Uma afirmação bastante contestada ao longo de 2022, que viu a rede social focar-se praticamente exclusivamente em vídeos.
No início de julho, claramente tentando competir com o TikTok e o YouTube Shorts, o aplicativo decidiu transformar todos os vídeos postados na plataforma em Reels.
Desde então, o buscador encontrou todas as gravações, tornando possível remixar qualquer vídeo público.
No final daquele mês, com o aumento dos feeds de vídeo começando a dominar o feed do aplicativo, a hashtag “Make Instagram Instagram Again” se tornou viral nas redes. A campanha teve muita repercussão, mas ganhou peso de verdade quando celebridades como Kylie Jenner e Kim Kardashian também resolveram compartilhar em suas redes.
Apesar de todas essas mudanças, em outubro o TikTok decidiu implementar um recurso focado em imagens estáticas na plataforma. Chamado de modo foto, permite ao usuário criar carrosséis de fotos que são exibidos automaticamente.
Embora a plataforma não tenha se pronunciado sobre o assunto, o momento para essa mudança era bastante oportuno. Com um público cada vez mais separado dos aplicativos de fotos, o TikTok parecia ter planos para preencher esse espaço.
Uma luta que, se as mudanças anunciadas por Mosseri no Instagram realmente se concretizarem, tem tudo para ser muito intensa.
Como reproduzir o YouTube em segundo plano no iPhone ou iPad