O impacto do TikTok Shop para vendas online
Com integração nas principais plataformas de e-commerce do mercado, o TikTok Shop para vendas online chega no Brasil.
O app chinês, que foca principalmente no mundo da música, mudou de nome em 2018 e passou a ameaçar os grandes players da rede social. Com mais de 1 bilhão de usuários até 2022, o TikTok tem uma diferença fundamental: você não precisa de uma enorme base de fãs para divulgar seu conteúdo!
Por ser considerada uma das redes sociais mais democráticas da atualidade, rapidamente começou a chamar a atenção das empresas. Como resultado, o TikTok foi nomeado a plataforma digital mais investida para profissionais de marketing em 2022.
Mas, além da possibilidade de divulgar sua marca, a rede social também oferece integração com as melhores plataformas de e-commerce do mercado, oferecendo aos negócios virtuais um canal de vendas a mais para aumentar as conversões.
Neste artigo, explicamos o que é o TikTok Shop e como ele afetará as vendas digitais no Brasil em 2023.
Identifique seu mercado-alvo
Como na maioria dos recursos de marketing de mídia social, seu público pode ser definido com base na demografia do usuário (como idade, localização e idioma), bem como dados comportamentais (interesses, curtidas etc.) e dados do dispositivo usado para acessar o TikTok.
Desenvolva sua estratégia de marketing
💡 Dicas! Antes de criar um anúncio no TikTok, é essencial entender quais são os objetivos do seu negócio. Por exemplo, você já tem um plano de marketing? Embora a publicidade seja barata, o ideal é que seu investimento tenha um objetivo claro para que você obtenha os melhores resultados possíveis com sua publicidade.
Identifique seus objetivos
Meu objetivo é trazer mais proteção para clientes, fornecedores e colaboradores através de um dos maiores meios de supervisão já inventados pelo homem: a Internet. Sou jornalista formada pela UFJF e pós-graduanda em comunicação pela UFJF. É também Diretor da E-Dialog Comunicação Digital, Diretor de Marketing da Reportei e Sócio da Quero Caixa.
O que é uma loja TikTok?
Vantagens de comprar no TikTok
Como vender no TikTok For Business?
Tendências de negócios do TikTok para 2023
Não se preocupe, não enviamos spam.
O que é uma loja TikTok?
O TikTok Shop permite que as lojas virtuais integrem sua infraestrutura com Open API e vendam seus produtos em todo o ecossistema da plataforma, como o TikTok Shopping Ads, aumentando significativamente seu alcance e vendas.
Atualmente, o recurso está disponível em mercados selecionados como Reino Unido e Indonésia, mas, segundo o Neofeed, o TikTok precisou implementar toda a sua estrutura de e-commerce no Brasil. Segundo Statista, o país perde apenas para a China no número de usuários da plataforma.
De acordo com dados de marketing, o slogan da TikTok Shop – entretenimento encontra negócios – diz tudo, com mais de 37% dos usuários dizendo que estariam dispostos a comprar no TikTok devido ao fator entretenimento.
Para os usuários, o TikTok é uma maneira divertida e fácil de passar o tempo e, como tal, eles tendem a fazer compras por impulso enquanto se divertem.
Além disso, como os usuários podem rolar rapidamente por um feed infinito de conteúdo (sem precisar seguir uma página específica), as empresas podem se destacar e tornar suas ofertas mais envolventes, criando vídeos divertidos.
Mas essa não é a única vantagem de comprar no TikTok: veja abaixo.
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Vantagens de comprar no TikTok
- Personalização
A personalização e o senso de comunidade e pertencimento são outro trunfo do TikTok: é por isso que 21% dos usuários sentem que os produtos e conteúdos são feitos para eles ou correspondem aos seus interesses.
A plataforma oferece uma experiência de usuário altamente personalizada, e os algoritmos fazem um ótimo trabalho de curadoria de conteúdo para cada usuário, mostrando exatamente o que eles querem assistir. Isso torna mais fácil para as empresas oferecerem produtos e conteúdos relevantes para seu público-alvo.
Por isso, apostar em um nicho é uma das estratégias mais recomendadas para usar o TikTok no e-commerce. Por exemplo, alguém que adora cozinhar, e é influenciado por um vídeo ensinando a fazer uma receita com determinado produto, pode se sentir compelido a comprá-lo para obter os mesmos resultados.
As empresas também podem participar de grupos relacionados ao seu nicho. Graças ao BookTok, uma comunidade de leitores, bibliotecários e escritores, a indústria da literatura alcançou vendas recordes em 2021 e, em 2023, as comunidades de livros de receitas e beleza prometem resultados semelhantes.
- felicidade
Democracia à parte, o TikTok é uma rede social feliz sem o estigma de glorificação de outras redes sociais. Como resultado, 20% dos usuários compram na plataforma porque os produtos e conteúdos apenas tornam o dia melhor.
É uma excelente opção para marcas de beleza, por exemplo, que podem usar a plataforma para criar uma conexão emocional com os consumidores, além de conquistar a simpatia do público.
Trabalhar com produtores de conteúdo que mostram como ficam felizes ao usar determinado produto pode ser uma estratégia sólida para aumentar as vendas. Mas a espontaneidade é a chave!
Com todas essas vantagens, você deve estar se perguntando: mas já é possível vender pelo TikTok no Brasil? A resposta é sim, mesmo sem o TikTok Shop, você pode usar o TikTok for Business para vender e promover os produtos da sua marca.
Como vender no TikTok For Business?
Em março de 2022, o TikTok ofereceu integrações com as plataformas Kyte, Loja Integrada, PrestaShop, Shopify, Tray e VTEX para facilitar as vendas online por meio do aplicativo.
Com isso, as lojas virtuais podem usar contas corporativas para integrar seus catálogos de produtos diretamente na plataforma e incluir esses produtos em seu conteúdo orgânico.
Até 2023, os links de produtos estarão disponíveis por meio do TikTok Shopping, onde as marcas podem destacar um ou mais itens em conteúdo orgânico, direcionando os usuários para páginas de produtos de comércio eletrônico, assim como as tags de produtos no Instagram.
Por fim, as lojas online podem usar o Live Commerce para se conectar com uma comunidade de usuários em tempo real e compartilhar links dinâmicos para produtos e serviços enquanto transmitem conteúdo ao vivo.
Mas tudo isso só vai funcionar se você souber chamar a atenção dos usuários da plataforma, que recebem milhares de conteúdos a cada segundo.
Como atrair clientes no TikTok Shop?
Para se destacar no TikTok e atrair clientes para sua marca, você precisa:
apostar em nichos específicos e produzir conteúdos personalizados;
Acompanhe o jogo de perto e aprenda com os erros e acertos;
desenvolver conteúdo criativo e atraente;
Siga as tendências em sons, músicas e hashtags;
Consuma conteúdo e aprenda sobre o público como parte de uma comunidade de rede social,
investir na criação de Conteúdo do Usuário;
Surfar na onda algorítmica ainda está no auge na entrega de conteúdo;
Experimentar e testar diferentes formatos de conteúdo;
Integrar storytelling com tendências e vozes de nicho em diferentes tipos de conteúdo;
Forneça conteúdo que inclua problemas que você pode resolver para seus usuários.Agora, se você ainda está se perguntando por que deveria investir no TikTok em 2023, confira algumas novidades de que a plataforma promete melhorar a experiência de usuários e empresas no ano que vem.
Tendências de negócios do TikTok para 2023
O TikTok vai melhorar seu mecanismo de busca, então não é de admirar que especialistas em SEO já estejam trabalhando para se destacar na plataforma.
Seguindo os passos do Google, a rede social já está testando a entrega priorizada de conteúdo local, o que significa que os usuários já recebem mais conteúdo de empresas locais ou criadores próximos.
A plataforma continua a beneficiar tanto PMEs quanto microinfluenciadores, que ainda podem formar parcerias de sucesso combinando branding, estilo pessoal, espontaneidade e criatividade.
Como em todas as redes sociais, a produção incansável de conteúdo focado no usuário é a chave para aumentar as vendas do TikTok, mas esse canal com certeza deve estar nos seus planos para 2023!