Quais serão as tendências para as marcas no TikTok em 2023?
Plataforma elenca três movimentos culturais que podem guiar os profissionais de marketing na rede social
O ano de 2022 está chegando ao fim e entender as tendências que vão moldar o comportamento e impactar os consumidores no próximo ano é uma das ambições das marcas. Pensando nisso, o TikTok desenvolveu o relatório What’s Next, que analisa como determinados movimentos culturais estão se manifestando na plataforma e pode orientar as estratégias das marcas.
Segundo o estudo, em meio a uma economia em transformação e questões de saúde, clima e relacionamentos, as pessoas devem buscar novos caminhos para a felicidade e o bem-estar. Nesse sentido, a pesquisa do TikTok apresenta três tendências. Verificação de saída:
1- Entretenimento ativo
Segundo a análise da plataforma, o mundo está saindo da “era clickbait”. Ou seja, as pessoas estão perdendo o interesse por manchetes enganosas e técnicas sensacionalistas. Isso significa que as marcas terão que trabalhar conteúdos que, de fato, chamem a atenção e conquistem a confiança do telespectador.
No TikTok, anúncios que usam humor e personalização são considerados divertidos pelos usuários. Esses elementos seriam essenciais no próximo ano para impulsionar o desempenho da plataforma.
2- Abrindo espaço para a alegria
Em 2022, as pessoas teriam reavaliado sua relação com trabalho, hobbies e relacionamentos e chegado à conclusão de que a exaustão é uma constante na vida do público. Assim, segundo o relatório, no próximo ano as pessoas tendem a priorizar a alegria em todas as suas formas.
Esse movimento é positivo para os negócios. Segundo dados do TikTok, 92% das pessoas afirmam sentir uma emoção positiva após assistir a um vídeo e isso resultou em uma ação fora da plataforma. Paralelamente, 41% dizem que “levantar o ânimo” é um dos fatores que motivam uma compra.
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3- Construção de ideias em comunidade
Devido à sua natureza plural, a comunidade TikTok ajudaria as pessoas a se unirem em torno de novos interesses e prioridades. Assim, a rede pode ser lida como uma coleção de espaços hiperpessoais.
Nesse sentido, a indicação da empresa é que os profissionais de marketing invistam nas especificidades das comunidades no TikTok e não tenham medo de segmentar campanhas e identidades.