Como desenvolver empatia nas negociações e construir um diálogo honesto com o cliente

dezembro 21, 2022 Off Por admin

Grande parte do sucesso na carreira e na vida pessoal depende do cultivo de bons relacionamentos.

A empatia nas negociações é a chave para se conectar verdadeiramente com os consumidores e criar conversas ganha-ganha.

Imagine que você fechou um grande negócio e seu cliente ainda acha que é o vencedor.

Este é o sonho de todo profissional de comunicação, marketing ou vendas, certo?

Este artigo explica o que é empatia, como ela difere de outras terapias e como pode ser aplicada na vida cotidiana para construir relacionamentos com clientes em potencial.

Quer saber mais sobre esse importante tema? Vamos lá!

O que é empatia?

Para começar a entender o que é empatia, você pode procurar a própria definição no dicionário.

Segundo Priberam, empatia é:

Uma forma temática de identificação intelectual ou emocional com uma pessoa, ideia ou coisa.

Observe que esta definição não se refere apenas à palavra “intelectual”, mas também ao sentimento.

Isso significa que ter empatia significa não apenas se identificar com a outra pessoa, mas também se identificar com seus sentimentos.

A palavra empatia vem do latim empatheia, “en” significando entrar e “pathos” sentir.

Então fique animado.

Em outras palavras, a empatia é a capacidade de sentir as emoções de outras pessoas, simpatizar com seus pensamentos e entender o que estão passando.

Se conhecemos a história de alguém, podemos oferecer e ajudar no que faz mais sentido no momento. Isso se aplica totalmente a produtos e serviços.

Não adianta tentar oferecer café para quem está com calor, ou vender ingresso de festa para quem está triste e cansado.

Para fornecer a solução certa para o momento da vida de nosso cliente, precisamos entender suas emoções.

Existe diferença entre polidez e empatia?

Sim!

E para conscientizar as pessoas sobre a diferença, é importante considerar também o conceito de educação.

Segundo o dicionário, ser educado significa conhecer e praticar comportamentos considerados socialmente corretos.

A educação está associada às boas maneiras e à decência em que são adotadas regras de etiqueta e atitudes respeitosas.

No entanto, esteja ciente de que investigar os sentimentos de outra pessoa nunca é educado.

O melhor é não invadir o espaço do adversário.

A empatia ajuda muito.

Pessoas empáticas tentam entender como os outros se sentem, se algo os incomoda ou os deixa tristes, se estão felizes ou entusiasmados.

A partir daí, praticantes e praticantes de empatia podem encontrar as melhores formas de servir e falar com os outros.

Afinal, entender o que alguém está passando torna tudo muito mais fácil.

Qual a importância da empatia nas empresas e carreiras?

Quando se trata de carreiras, muitas vezes tenho a impressão de que o sucesso exige ser implacável e calculista.

Na verdade, algumas organizações involuntariamente permeiam essa ideia em sua cultura organizacional.

Mas quem pode dizer que é verdade?

Todos nós sabemos que as empresas são formadas por pessoas. E as pessoas têm sentimentos.

Portanto, entender as emoções de seus colegas, clientes, fornecedores, chefes e subordinados pode ajudá-lo a se conectar com eles.

Essa conexão cria um relacionamento cada vez mais forte e confiável que traz inúmeros benefícios e oportunidades.

Aqui estão alguns dos principais benefícios que a empatia traz para as empresas e carreiras:

Maior harmonia entre funcionários e colegas

Todos os profissionais que desejam assumir papéis de liderança ou coordenar relacionamentos com colegas devem praticar a empatia.

Ao lidar com várias pessoas, a única maneira de manter sua equipe motivada é entender o que cada um está passando. Quais são seus sonhos e aspirações, quais são suas crises e frustrações, e assim por diante.

Aumentar as vendas e a satisfação do cliente

Vender é entender as necessidades de alguém e fornecer soluções com base nessas necessidades.

O que muitas pessoas não percebem é que essas necessidades são principalmente emocionais.

por exemplo:

Ao vender software de automação de marketing, fazemos mais do que apenas ajudar as empresas a organizar seus controles.Por meio da colaboração, os CEOs também podem reduzir a ansiedade e obter paz e clareza em seu trabalho e em sua vida pessoal.

construir parcerias duradouras

Eu já mencionei isso, mas vale a pena enfatizar.

Nenhum relacionamento de longo prazo é construído apenas com polidez e polidez.

Precisa ir mais longe.

As boas parcerias profissionais com colegas, fornecedores ou clientes nascem da empatia.

Colocar-se no lugar da outra pessoa e entender seus sentimentos pode ajudá-lo a chegar a acordos mutuamente benéficos.

Você quer se tornar uma pessoa mais empática? Confira estas 3 dicas úteis

  1. Ouça com atenção

Em nossas vidas ocupadas, raramente nos permitimos parar o que estamos fazendo e apenas ouvir em silêncio.

Praticar a escuta é o primeiro passo para se tornar uma pessoa empática.

O mais importante aqui não é fazer as perguntas certas ou dar os conselhos certos.

Em vez disso, apenas ouça com atenção.

  1. Deixe o julgamento de lado

Pode haver um desejo de julgar mentalmente a situação enquanto ouve com atenção.

Isso é especialmente verdadeiro quando outras pessoas compartilham algumas dificuldades e problemas.

Nesse ponto, desafie o julgamento e tente sentir o que a outra pessoa está sentindo.

Seja qual for a causa, percebemos que os sentimentos são reais. Portanto, há dor e prazer.

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