Como desenvolver empatia nas negociações e construir um diálogo honesto com o cliente
Grande parte do sucesso na carreira e na vida pessoal depende do cultivo de bons relacionamentos.
A empatia nas negociações é a chave para se conectar verdadeiramente com os consumidores e criar conversas ganha-ganha.
Imagine que você fechou um grande negócio e seu cliente ainda acha que é o vencedor.
Este é o sonho de todo profissional de comunicação, marketing ou vendas, certo?
Este artigo explica o que é empatia, como ela difere de outras terapias e como pode ser aplicada na vida cotidiana para construir relacionamentos com clientes em potencial.
Quer saber mais sobre esse importante tema? Vamos lá!
O que é empatia?
Para começar a entender o que é empatia, você pode procurar a própria definição no dicionário.
Segundo Priberam, empatia é:
Uma forma temática de identificação intelectual ou emocional com uma pessoa, ideia ou coisa.
Observe que esta definição não se refere apenas à palavra “intelectual”, mas também ao sentimento.
Isso significa que ter empatia significa não apenas se identificar com a outra pessoa, mas também se identificar com seus sentimentos.
A palavra empatia vem do latim empatheia, “en” significando entrar e “pathos” sentir.
Então fique animado.
Em outras palavras, a empatia é a capacidade de sentir as emoções de outras pessoas, simpatizar com seus pensamentos e entender o que estão passando.
Se conhecemos a história de alguém, podemos oferecer e ajudar no que faz mais sentido no momento. Isso se aplica totalmente a produtos e serviços.
Não adianta tentar oferecer café para quem está com calor, ou vender ingresso de festa para quem está triste e cansado.
Para fornecer a solução certa para o momento da vida de nosso cliente, precisamos entender suas emoções.
Existe diferença entre polidez e empatia?
Sim!
E para conscientizar as pessoas sobre a diferença, é importante considerar também o conceito de educação.
Segundo o dicionário, ser educado significa conhecer e praticar comportamentos considerados socialmente corretos.
A educação está associada às boas maneiras e à decência em que são adotadas regras de etiqueta e atitudes respeitosas.
No entanto, esteja ciente de que investigar os sentimentos de outra pessoa nunca é educado.
O melhor é não invadir o espaço do adversário.
A empatia ajuda muito.
Pessoas empáticas tentam entender como os outros se sentem, se algo os incomoda ou os deixa tristes, se estão felizes ou entusiasmados.
A partir daí, praticantes e praticantes de empatia podem encontrar as melhores formas de servir e falar com os outros.
Afinal, entender o que alguém está passando torna tudo muito mais fácil.
Qual a importância da empatia nas empresas e carreiras?
Quando se trata de carreiras, muitas vezes tenho a impressão de que o sucesso exige ser implacável e calculista.
Na verdade, algumas organizações involuntariamente permeiam essa ideia em sua cultura organizacional.
Mas quem pode dizer que é verdade?
Todos nós sabemos que as empresas são formadas por pessoas. E as pessoas têm sentimentos.
Portanto, entender as emoções de seus colegas, clientes, fornecedores, chefes e subordinados pode ajudá-lo a se conectar com eles.
Essa conexão cria um relacionamento cada vez mais forte e confiável que traz inúmeros benefícios e oportunidades.
Aqui estão alguns dos principais benefícios que a empatia traz para as empresas e carreiras:
Maior harmonia entre funcionários e colegas
Todos os profissionais que desejam assumir papéis de liderança ou coordenar relacionamentos com colegas devem praticar a empatia.
Ao lidar com várias pessoas, a única maneira de manter sua equipe motivada é entender o que cada um está passando. Quais são seus sonhos e aspirações, quais são suas crises e frustrações, e assim por diante.
Aumentar as vendas e a satisfação do cliente
Vender é entender as necessidades de alguém e fornecer soluções com base nessas necessidades.
O que muitas pessoas não percebem é que essas necessidades são principalmente emocionais.
por exemplo:
Ao vender software de automação de marketing, fazemos mais do que apenas ajudar as empresas a organizar seus controles.Por meio da colaboração, os CEOs também podem reduzir a ansiedade e obter paz e clareza em seu trabalho e em sua vida pessoal.
construir parcerias duradouras
Eu já mencionei isso, mas vale a pena enfatizar.
Nenhum relacionamento de longo prazo é construído apenas com polidez e polidez.
Precisa ir mais longe.
As boas parcerias profissionais com colegas, fornecedores ou clientes nascem da empatia.
Colocar-se no lugar da outra pessoa e entender seus sentimentos pode ajudá-lo a chegar a acordos mutuamente benéficos.
Você quer se tornar uma pessoa mais empática? Confira estas 3 dicas úteis
- Ouça com atenção
Em nossas vidas ocupadas, raramente nos permitimos parar o que estamos fazendo e apenas ouvir em silêncio.
Praticar a escuta é o primeiro passo para se tornar uma pessoa empática.
O mais importante aqui não é fazer as perguntas certas ou dar os conselhos certos.
Em vez disso, apenas ouça com atenção.
- Deixe o julgamento de lado
Pode haver um desejo de julgar mentalmente a situação enquanto ouve com atenção.
Isso é especialmente verdadeiro quando outras pessoas compartilham algumas dificuldades e problemas.
Nesse ponto, desafie o julgamento e tente sentir o que a outra pessoa está sentindo.
Seja qual for a causa, percebemos que os sentimentos são reais. Portanto, há dor e prazer.
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