Reconhecimento de marca: o que é e 6 passos para conquistar um reconhecimento efetivo
Reconhecimento de marca é uma estratégia de marketing que visa colocar a sua marca na mente dos consumidores de maneira positiva.
Remarcar se necessário
Branding é o ponto de partida para tornar sua marca conhecida e desejada.
Tem de ser definido desde o início e seguido ao longo de todos os anos de vida da empresa. Ou seja, é a gestão geral da imagem da sua marca.
o que você vende produtos? Servir? Você precisa ir além desses clichês e vender uma ideia.
Os freqüentadores da boate não vêm apenas para bebidas e lanches, eles vêm pela experiência.
Muitas vezes, as marcas não são reconhecidas devido a erros de marca. Portanto, é preciso encontrar outra forma de reposicionar o mercado.
- Faça uma segmentação de mercado eficaz
Claramente, o posicionamento adotado precisa levar em consideração os papéis.
Se o seu alvo não acreditar na imagem que você está transmitindo, todos os seus planos irão por água abaixo.
A verdade é que ninguém pode ser bom em tudo. Se você optar por abrir uma loja de roupas, deve escolher o público que deseja atingir.
Um exemplo é o Centauro. Essa rede de lojas de artigos esportivos atende a clientes de diferentes origens. No entanto, eles têm uma coisa em comum: a paixão pelo esporte.
- Crie um vínculo emocional com os consumidores
Depois de formular sua marca, a filosofia, os valores, as crenças, os objetivos e outros detalhes importantes da empresa são definidos.
A partir daí, foi preciso criar uma forma de se comunicar com o público para exibir essa personalidade.
Imagine uma padaria com a capacidade de produzir muitos pães como diferencial. Os donos da instituição receberam equipamentos de última geração, que ninguém na cidade possui.
O que ele deveria anunciar nesse caso? Seu dispositivo ultramoderno? claro que não! O que o consumidor precisa saber é que sempre terá pão quente.
- Preocupe-se com a identidade visual
Não só a comunicação verbal, mas também a comunicação não-verbal deve ser considerada. Todos os elementos que compõem sua marca estão enviando uma mensagem.
A Apple é um bom exemplo. Produtos, pontos de venda e anúncios são facilmente reconhecíveis por sua aparência limpa. Estes elementos traduzem a mensagem que a Apple quer transmitir: inovação e qualidade.
Sua identidade visual deve seguir uma linha por todos os meios de comunicação e seu estabelecimento físico. Isso se aplica a sites, páginas de mídia social, anúncios na mídia tradicional e em qualquer outro lugar que você esteja.
- Apareça em diferentes mídias
O uso de mídias diferentes é crucial para sua estratégia de reconhecimento de marca. Não estamos pedindo que você invista em todas as mídias, mas que diversifique.
Assim como algumas pessoas só investem em redes sociais (porque é mais barato), há pessoas que gastam todo o seu orçamento em televisão porque é um meio de comunicação de massa.
Se sua intenção é ser reconhecida em seu nicho, você precisa explorar todo o potencial da mídia online e offline. Dessa forma, você pode impressionar seu personagem não importa onde ele esteja.
- Crie estimulação sensorial
Costumamos falar sobre a parte visual de uma marca, e como o público as percebe. No entanto, também é importante explorar os outros sentidos: audição, paladar, olfato e tato.
Dessa forma, quando as pessoas são expostas a um determinado som, sabor, cheiro ou textura, elas podem associar a sua imagem.
Por exemplo, as motocicletas Harley-Davidson têm um som de ronco característico. Eles podem ser identificados à distância apenas pelo barulho do escapamento. O som tornou-se a marca registrada do fabricante.
Esses detalhes criam memórias na mente dos consumidores.
No entanto, deve-se tomar cuidado para não estimular demais os sentidos e criar emoções negativas.
Sabe aquele cheiro forte de perfume ou música alta e louca em certas lojas? Na maioria dos casos, é melhor evitar.
O conhecimento da marca pode ser causado por uma variedade de fatores, e você precisa encontrar maneiras de se diferenciar.