SEO e marketing de conteúdo: dois lados da mesma moeda
A maior premissa do SEO e Marketing de Conteúdo é a de criar conteúdo de real valor para seu público, visando atraí-lo e relacionar-se com ele até que haja uma oportunidade de venda.
Antes do diálogo entre as duas partes, os especialistas em marketing só sabem a importância das palavras-chave ou “palavras” em português. São basicamente as palavras que aparecem em uma determinada ordem quando você faz uma busca em um mecanismo de busca – sem ao menos saber exatamente quais são as palavras ou como usá-las, o que faz, por um tempo, SEO ser isso. Mas mal sabem eles que, se bem feito, pode:
Analise as informações obtidas usando palavras-chave para descobrir o que é evidência.
Rastreie o tráfego e os links por conteúdo, ajudando os responsáveis pela estratégia a gerar conteúdo rico em palavras-chave relevantes e valiosos, com a capacidade de vincular a outros artigos relevantes e interessar seu público.
Envie feedback para a equipe de desenvolvimento para ter sempre um site rápido, fácil de digitalizar, livre de erros e responsivo.
Construa relacionamentos com outros influenciadores do mundo digital, potencializando o número de links e compartilhamentos
Crie uma estratégia de branding sólida e eficaz com conteúdo interessante e relevante e, posteriormente, certifique-se de atingir o público certo para obter maior autoridade e impacto.
Certifique-se de que seu site oferece uma boa experiência para usuários e mecanismos de pesquisa em igualdade de condições.
Dessa forma, os dias de criar uma postagem, adicionar palavras-chave a ela para imaginar o aumento do tráfego de pesquisa e dizer que você está fazendo marketing de conteúdo e SEO acabaram.
Melhor para usuários, melhor para pesquisadores
O marketing de conteúdo descobriu que investir nessa estratégia não melhora a classificação de um site nos mecanismos de pesquisa apenas porque ela não foi projetada diretamente para otimização específica para mecanismos de pesquisa (como o SEO). Isso pode ser devido a vários fatores:
A primeira delas:
Quando um conteúdo realmente valioso é criado – o que pode acontecer de várias formas, como webinars, ebooks, infográficos e agora artigos tradicionais – outros sites o utilizam como fonte de informação, promovem sua página e a reconhecem como relevante. Para ilustrar esse ponto, imagine que você possui uma concessionária de carros usados. Quando você começa um negócio, as pessoas podem ficar um pouco desconfiadas, mas se o prefeito, os promotores, a equipe de Star City comprarem e disserem que podem confiar no seu produto, outras pessoas terão mais confiança nele. O buscador pensa da mesma maneira. Se o seu conteúdo relevante for citado em várias outras ótimas fontes, ele vai entender que você é confiável e por isso vai te passar mais confiança, comparado a quem não é inspirador, você está na busca orgânica O Medium está em melhor posição com alta credibilidade.
Outro fator em que o conteúdo pode ajudar o SEO é o seguinte:
Quando você cria muito conteúdo relevante, acaba criando o que chamamos de conteúdo principal, que tem muito valor para os mecanismos de busca. Ao escanear uma página, algoritmos de busca orgânica buscam no seu site palavras-chave relevantes para qualificá-lo de forma que quanto maior o volume de conteúdo sobre determinado tema, maiores as chances dele aparecer em uma boa busca.
Para ilustrar isso, vamos voltar ao exemplo da concessionária de carros usados. Imagine quando alguém compra um veículo, você o instrui sobre como manter seu carro usado, o que deve prestar atenção para evitar os problemas mais comuns neste tipo de veículo, tempo de modificação, etc. Todas essas informações disponíveis sobre o produto mostram que você conhece o assunto, portanto, ao procurar ajuda, é provável que os clientes procurem sua oficina.
Os mecanismos de pesquisa usam o mesmo raciocínio. Se você tiver muita informação sobre um tema, ele vai entender que você sabe do que está falando e vai te deixar mais capacitado para isso.
trabalhar juntos para obter melhores resultados
Ao considerar a regra de ouro do marketing de conteúdo que diz: “Sempre crie conteúdo com personas primeiro”, você pode imaginar que apenas pintar um perfil completo é suficiente para criar informações relevantes para eles. Mas você está absolutamente errado. Ao pensar em dar uma solução para um problema do seu público, você deve sempre tentar entender como ele busca essa solução para que seja mais fácil encontrá-lo. Nesse sentido, um bom SEO ajuda a identificar as palavras-chave a serem usadas na pesquisa.
Para fazer isso, você pode usar ferramentas como KeywordPlanner ou SEMRush para entender como as pesquisas estão acontecendo em seu site e descobrir novas palavras-chave que você nunca pensou que levariam as pessoas a elas.
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